Ação de Dia das Crianças, com a Anjalhaços.

A servidora Maria Cristina, Poetalhaça Luna, tem um convite para você.

Solidariedade: fazer o bem faz bem!

O MMA sempre foi ativo em ações para o Dia das Crianças. Esse ano, porém, a forma de agirmos será um pouco diferente. Sem presença física, mas com a mesma boa vontade e intenção de sempre. Estamos aprendendo novas formas de demonstrar afeto.

No mês em que nos dedicamos a pensar e debater a saúde mental, vale lembrar que realizar atos de solidariedade pode promover melhorias na qualidade de vida das pessoas. O engajamento em ajudar o próximo traz sempre uma sensação de bem estar.

Esse ano, a SEQUALI preparou uma ação a distância para que os servidores possam contribuir para um projeto que já existe há mais de 10 anos: a Anjalhaços!

A Anjalhaços é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que utiliza a arte do palhaço e do improviso para distribuir alegria, amor e solidariedade a crianças em hospitais, escolas e comunidades. Atualmente, são cerca de 200 voluntários e o foco principal é fazer o bem ao próximo.

A inspiração para o projeto veio de um sonho da fundadora da Anjalhaços, a enfermeira Sandra Amorim, há dez anos atrás, quando concebeu a figura de “Anjo com alegria de palhaço”.

A Anjalhaços tem o projeto “Palhaçaria no Hospital”, em que pessoas levam alegria aos sábados, no período da tarde, à crianças e adultos internados. Para isso, contam apenas com a boa vontade e disposição dos voluntários.

O projeto também realiza continuamente outras ações sociais, em comunidades carentes. Hoje, são cerca de quatro comunidades atendidas: Residencial Porto Rico e Baía dos Carroceiros, localizadas em Santa Maria; Buraco do Esgoto, localizada em Boa Vista; Residencial Paraíso, localizada no Lago Azul. A quantidade de crianças atendidas varia em cada comunidade, podendo chegar até 120. Os líderes comunitários são os responsáveis por cada comunidade, informando a quantidade de criança e ajudando na entrega das doações.

A ação, desse ano, preparada pela Anjalhaços, para o Dia das Crianças, será a entrega de kits individuais para as crianças das comunidades atendidas. Em cada Kit conterá: salgadinho, pipoca, suco, biscoitos, e em especial, um livro infantil ou gibi.

Para a montagem dos kits, a Anjalhaços pede a sua contribuição, no valor de 20,00. Cada doador será considerando padrinho de uma criança. Ressaltando, que o colaborador pode apadrinhar mais de uma criança, se quiser.

Há ainda a opção de doar livros infantis ou gibis (que devem estar em bom estado) para o projeto, encaminhe um email para qvt@mma.gov.br, para combinar a entrega.

Outras ações da Anjalhaços incluem a ajuda a escola Darci Ribeiro, onde se montam kits com material escolar e fazem aplicação de flúor ao menos duas vezes ao ano. Para que a criança seja beneficiada por essa ação, ela deve ter uma frequência escolar, tirar notas boas e ter um bom comportamento. Esses resultados são acompanhados durante os semestres e caso a equipe consiga ver uma melhora significativa na postura da criança, ela continua sendo acompanhada durante o ano todo.

Os padrinhos podem acompanhar as ações pois recebem registros dos eventos. Aquela pessoa que se prontifica a ser um padrinho, não ajuda apenas uma criança, mas várias, pois as arrecadações são divididas entre todas as crianças.

O projeto é muito importante para as crianças das comunidades carentes. Quem decide ajudar não está fazendo apenas uma doação, mas sim fazendo uma criança feliz.

PARTICIPE! DOE!

Dados Bancários:
Nome: Associação Anjalhaços de Apoio, Arte e Ação Social  
CNPJ: 21.890.941/0001-18;
Banco do Brasil
Agência: 1239-4
C/c: 56168-1

Um por todos e todos pelo próximo! É o lema da Anjalhaços.