Blinde a sua imunidade.

A alimentação saudável, mais do que sempre, é uma ferramenta fundamental para nos protegermos em tempos de Coronavírus.

De repente acordamos e nos deparamos com um vírus que colocou o mundo todo em alerta. De repente, o medo e a incerteza tomou conta do planeta.

Os abraços, os beijos e até mesmo um simples aperto de mão se transformaram em armas perigosas. Perdemos o cenário de carinhos, passeios, cafunés, o convívio com entes queridos para preservá-los. O distanciamento e o isolamento passaram a ser os parceiros indissolúveis do amor e da solidariedade.

O Covid-19 vem causando impactos severos na saúde pública mundial, entretanto, além das medidas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde –OMS, como realizar a higienização adequada  e evitar aglomerações, temos uma outra estratégia importantíssima que é o fortalecimento  do nosso sistema imunológico.

Sabe-se que até o momento não temos tratamento ou vacina para o COVID-19, e por ser um novo vírus, não temos muitas informações. Mas é provável que as respostas de cada pessoa ao vírus dependa do sistema imunológico, formado por células de defesa contra infecções. Um sistema imunológico enfraquecido, como no caso de idosos ou pessoas com doenças pré-existentes, poderia permitir uma progressão mais rápida da infecção viral, porém mais estudos são necessários.

O maior estudo científico até o momento sobre COVID-19, publicado na Revista JAMA em 24/02/2020, mostra taxa de letalidade de 2,3%, sendo 14,8% pessoas acima de 80 anos, 8% acima de 70 anos e 49% de casos que evoluíram para a forma crítica da doença. Os riscos foram maiores em pessoas com doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, doença respiratória crônica e câncer.

O que nós podemos fazer, além das medidas já ratificadas pela OMS, é tentar blindar ao máximo o nosso corpo para que consigamos nos proteger. Isto não significa que estamos seguros em relação ao vírus,  e que melhorar a alimentação vai te livrar do coronavírus, não é isso ! Mas aumentar a imunidade vai trazer diversos benefícios para a sua vida. E por meio da alimentação, o que podemos de fato fazer é continuar tendo uma alimentação saudável e a reforçando com alguns passos que podem nos ajudar nesse processo.

  1. Lembre-se que uma boa imunidade depende de vários fatores: se você se alimenta bem;  tem um sono tranquilo; pratica atividade física regularmente, você tem hábitos de vida saudáveis e provavelmente sua imunidade será boa. Alguns alimentos têm uma contribuição essencial nesse sentido, são eles: Vitamina D (peixes, ovos), Vitamina E (azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate),Vitamina A ( cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga, couve),Vitamina C (kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa), Zinco (sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina), Ômega-3 (peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes), Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras  (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino.
  2. Não beba: o álcool desidrata e elimina os nutrientes do seu corpo, diminuindo a imunidade;
  3. Não faça dietas restritivas. Não corte grupos de alimentos. Respeite o seu corpo e fortaleça –o.
  4. Hidrate-se. Beba bastante água, pelo menos 2 litros ao dia. A agua compõe nossas mucosas, que quando bem hidratadas protegem melhor o organismo.
  5. Coma vegetais no almoço e jantar. Intercale vegetais verde escuros (couve, espinafre, acelga, brócolis, hortelã e salsinha) com vegetais e legumes amarelo alaranjados ( cenoura , abóbora).
  6. Evite consumir alimentos industrializados. Esses alimentos são ricos em gorduras, açucares e sal e pobres em nutrientes.
  7. Pegue pelo menos 15 minutinhos de sol bem cedinho. A vitamina D é essencial para fortalecer o sistema imunológico. ( Pode ser da janela do seu apartamento, na área externa da sua casa – estamos em confinamento!) 

                                               Por isso, BLINDE-SE!

DICA

A ASBRAN lançou no dia 25 de março, o GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS DE COVID-19. A publicação visa informar a população, de maneira prática e com linguagem de fácil entendimento, sobre a necessidade de mudanças de hábitos alimentares e adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do organismo, além do adequado armazenamento e aproveitamento de alimentos neste período de enfrentamento da doença no país.

Baixe seu guia aqui e envie para amigos e familiares.

 

Bibliografia

Asbran-  Associação Brasileira de Nutrição.

Rothan et al.  Journal of Autoimmunity; in press, 2020

 

Luciana Ribeiro de Melo – É Analista Ambiental e trabalha na Coordenação Geral de Orçamento e Finanças – CGOF. Formada em Nutrição. Especialista em Gastronomia e Segurança Alimentar. Uma apaixonada pelo universo infantil, em especial, por nutrição infantil. Em busca de ampliar seu conhecimento acerca da alimentação infantil vêm buscando se aprimorar na área, nas horas vagas, por meio de cursos voltados para essa finalidade.