Prevenção do câncer de Próstata

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Mulheres cuidam mais da saúde do que homens, diz levantamento:

Dados do Ministério da Saúde mostram que só em 2017, 80 milhões de mulheres se consultaram com médicos a mais do que os homens.

Dona Iacy e Seu Gerson são um bom exemplo de uma das principais diferenças entre homem e mulher. Quem se preocupa com a saúde é ela. As mulheres se cuidam muito mais do que os homens. O Ministério da Saúde tem os números. Só em 2017 a diferença entre quem se consultou mais com os médicos dá uma enorme vantagem para as mulheres: 80 milhões a mais. Os homens são um pouco mais relapsos, despreocupados. Como aconteceu com o Seu Gerson. Há 8 anos atrás ele descobriu que era diabético. Pensa que tomou alguma providência? A insistência de Dona Iacy acabou vencendo a resistência do marido. Pouco a pouco ele foi adotando a dieta mais saudável. E Dona Iacy, caprichando ainda mais nas receitas. Gerson mudou. Agora, quando a mulher vai ao médico, ele vai junto. O novo hábito está dando ótimos resultados.

Fonte: G1 portal de noticias da Globo

Seguindo o exemplo da Dona Iacy: 

As mulheres, que segundo o Ministério da Saúde, se cuidam muito mais do que os homens têm um recado a dar: a prevenção vale a pena!

Por isso Elas são as patrocinadoras oficiais do café que será oferecido aos homens nesta sexta-feira 😉

Trata-se de um movimento em apoio à campanha Novembro Azul que acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

Local: Hall do MMA

Data: sexta-feira 22/11

Horário: 10h

*O café será servido a todos e todas.

Em todos os andares foram escolhidos pontos focais para ajudar na organização deste evento:

Andar Ponto Focal
Ramal
Subsolo e TérreoJaqueline1110
5° andarSônia1418
6° andar Débora1459
7º andarAnísia2081
8° andar Sidneia 1421
9° andar Michele Akemi1203

Campanha 2018 

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos. Há estudos indicando que o consumo de alimentos ricos em vitaminas como A, D e E, minerais como o selênio, e compostos bioativos como os carotenoides presentes em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura), além das leguminosas (feijão, ervilha), são componentes da dieta que têm efeito protetor.

Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.Faça parte dessa luta!

Dia 17 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

Por: Júlia Feltrin Ivers e Paola de Souza Rezende

Texto retirado do portal http://www.saude.br/index.php/articles/artigos/doencas-cronicas-nao-transmissiveis/111-doencas-cronicas-nao-transmissiveis/427-novembro-azul-campanha-nacional-de-combate-ao-cancer-de-prostata